20 de novembro - Dia oficial da Conciência Negra!

09/11/2011 14:28

 

Myleni Saúgo – 6ª A

 

Conciência negra e sua importância

 

Consciência negra, na minha opinião e de acordo com algumas pesquisas em blogs, sites, jornais... Foi uma data estabelecida, em homenagem a Zumbi Dos Palmares, estabelecida diante a lei 10.639, ao dia 9 de janeiro no ano de 2003. Zumbi dos Palmares não iria ser homenageado sem nenhum motivo, ele foi um personagem histórico que lutou pela raça negra, diante de muitos preconceitos e contradições, ele não desistiu. Ele lutou contra a escravidão até o fim, até não agüentar mais. Isso foi no período do Brasil Colonial, assim, infelizmente, morreu em um combate, mas ainda nele, defendendo sua razão, defendendo seu povo, defendendo sua igualdade, ignorando qualquer tipo de preconceito, até não agüentar maia! Mas, pelo menos, ele soube, que lutou até a morte, para defender o quê era dele, sua cultura e conseguir a liberdade de sua raça, o fim da escravidão!]

O dia 20 de novembro, é comemorado no Brasil todo, comemorado em escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-americana, e Zumbi dos Plamares, um vencedor, ele tentou, e conseguiu, mas mesmo se não tivesse conseguido, ele teria na conciÊncia que tentou, a conciência Negra,

A abolição de forma oficial,apenas foi decretada em 1888, porém os negros nunca desistiram, e sempre resistiram e lutaram contra a opressão.

Os brancos sempre tiveram posse de tudo,e  isso é o que eu, na minha opinião acho mais errado, porquê a desigualdade, e é por isso que eu acho super importante o dia da consciência negra, pois todos nós tínhamos que ter um pouco de consciência negra, mais é minoria, e a minoria não vale como todos, apesar de que mesmo com essa data, que é oficial, o preconceito, descriminação, opressão contra negros, ou seja, apenas uma pele diferente, apenas uma quantidade a mais de melanina, trás tantas lágrimas até hoje, as pessoas ainda não conseguirão entender que não há diferença nenhuma, e eu desejo, que você que está lendo agora, tenha pelo menos 1% de consciência negra, obrigada!

 

 

GIOVANA SIMÃO RAMOS

 

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 instituiu o Dia da Consciência Negra no calendário como a data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.